quinta-feira, 16 de junho de 2011

Manjericos e Tony Carreira


Eu sou popular. Popularucha. No sentido em que gosto de ser Portuguesa no geral e Lisboeta no particular. Gosto de minis, e sardinhas comidas à mão de cima de uma fatia de pão e adoro arroz doce e febras e manjericos, gosto dos balões de Sto. António e ainda gosto mais dos de S. João. Deliro com Junho e não saio de Lisboa apesar do fim de semana prolongado, porque calha "nos Santos".

Posto isto, também andei por Alfama e Bica e Sta. Catarina e outros sítios ainda menos óbvios e cantei o "Pai da criança" e "as tetas da cabritinha" e ainda vi um pouco dos casamentos de Sto. António, mas pronto. Como diz a música "Sto. António já se acabou..." e seguimos com a nossa vida, certo? Errado.

Porque é nisto que Portugal se diferencia de qualquer outro povo. Nós não sabemos parar. Dizem-nos um povo melancólico, mas não conheço outro onde a euforia que sobreponha à realidade (querem melhor exemplo do que o Euro 2004? Nós ganhámos aquele campeonato a atravessar a ponte 25 de Abril).

Vai daí, como é que se pode prolongar a euforia Santos Populares? Com um MEGA PIC-NIC na Av. da Liberdade. E sim, é bom porque promove os produtos e os produtores nacionais e ainda se come à pala (e bem).... 
Mas... 
Tinha de ser no centro da cidade? Não chega a Av. já ter tido constrangimentos durante toda a semana que antecedeu as Marchas? Vocês farão ideia do incómodo (e atrasos recorrentes num país que se debate com níveis assustadoramente baixos de produtividade), para as pessoas que têm de passar pela ou trabalham na Av. da Liberdade? Nem falo por mim, que venho a pé e por mim podiam relvar (sim, o verbo existe) tudo desde o Marquês aos Restauradores, mas aquela malta nos carros a maldizer a vida e o condutor da frente deu-me pena. E acho que mais um sábado de folia não compensa, para estas pessoas, as chatices da semana.

Fica a sugestão, para a próxima por que é que não se vão enfiar num local adequado a pic-nics, que é como quem diz no campo, que é como quem diz no boda, que é como quem diz Monsanto? 

Sem comentários: