quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Por mim passas

Sendo este blog meu, falo aqui do que eu bem quiser e entender. Pois agora apetece-me falar dos Ídolos, mais concretamente de um Ídolo. O rapaz da foto ("emprestada" descaradamente do site da SIC) dá pelo nome de Filipe Pinto e após muita relutância do próprio é candidato e finalista da 3ª Edição dos Ídolos.

Em primeiro lugar, dou nota do facto de que, na minha leiga opinião de ouvinte de música desde que me conheço, os concorrentes desta edição têm, geralmente, em concreto e analisados pelo prisma que melhor vos convier, muito mais qualidade do que nas edições anteriores. Onde já se viu uma gala em que o comentário mais mordaz que se houve do Júri é "não fizeste uma escolha de música inteligente"?!

Mas há um caso em particular... Oh se há! Este puto pôs-me a seguir o programa religiosamente. Mais! A consultar sites de fãs na net para ver os videos dele. Pior! Pôs-me... a votar! Sim, isso mesmo. Desde o primeiro momento, em que o ouvi/vi, por entre o visionamento de milhares de candidatos que deveriam trabalhar no controlo de qualidade de uma fábrica de vidro na Marinha Grande a testar a resistência do material (a.k.a. "Cromos"), aparece-me este gajo, jeans e t-shirt, viola ao peito, e deixa-me siderada com um Better Man mais-que-perfeito. Depois hesita e tal, não sabe se quer, não sabe se não quer, não sabe o que quer e leva na cabeça por isso. Ora, se virmos bem as coisas esta hesitação não me parece nada de anormal. Em primeiro lugar, porque ele ainda é novo e é normal que ainda não saiba o que quer, em segundo lugar porque ele sabe (é impossível não saber) que é bom. E portanto, a mera "ida a Lisboa" e mais-não-sei-o-quê, equivalem muito provavelmente a um aninho perdido na Faculdade. Por isso, a meu ver só lhe fica bem e demonstra inteligência a hesitação.

Depois há ainda outra questão, mais... subjectiva, diria. O facto disto ser o Ídolos e este puto ser por natureza e pelo que nos foi dado a ver, um Anti-Ídolo. Alegro-me e orgulho-me de aparecer no meio de milhares de concorrentes um puto com qualidade e que reconhece a qualidade. Com a ousadia de furar entre as estrelas cadentes que são as Beyonces e Kate Perrys com verdadeiros planetas como Radiohead ou Pearl Jam. O alinhamento deste gajo a solo foi, até agora, irrepreensível: Better Man - Pearl Jam; Cavaleiro Andante - Rui Veloso; Use somebody - Kings of Leon; Ouvi dizer - Ornatos Violeta (Meu Deus!) e, last but not (at all) least... High and dry - Radiohead.

Ele tem uma voz que me remete a grandes pesos-pesados (Eddie Vedder, rouca, Matt Berninger quente, Thom Yorke, inconfundível), tem, ou melhor, terá a postura de stage monster de Dave Grohl e, tivesse ele nascido nos EUA, tenho a certeza que já estaria a provocar ondas na crítica e no público. Provem que estou errada e que o mesmo pode acontecer, tendo ele nascido em Portugal.

Mais! Na minha opinião pessoal e atendendo ao facto de adorar bad boys, atendendo ainda ao facto dele ser claramente um bad boy pela forma como levanta os olhos do microfone com aquele ar de não-sei-se-te-bata-se-te-beije e passando ao lado do facto de ter mais de uma mão cheia de anos a mais que ele, tem o sex appeal q.b. para provocar desejo nas mulheres e inveja nos homens.

Juntam-se os ingredientes todos e... Não sei se serás o próximo Ídolo de Portugal, não sei se os planetas são maiores e mais identificáveis do que as estrelas cadentes, por isso não digo que vais ganhar. Mas digo que, mesmo que não ganhes e caso queiras, há espaço no meu Ipod para ti. E espero sinceramente que não deixes de cantar, pois é um prazer imenso ouvir-te.

7 comentários:

Duarte Mendonça disse...

Depois de ler este comentário, sei que devia "virar" as costas e seguir o meu caminho. Como tu própria o escreveste, este é o teu blog, o teu espaço para escreveres o que bem te apetece. Certa ou errada, a tua opinião está isente de julgamento porque simplesmente deves-te estar nas tintas para o que pessoas, como eu, possam vir a achar. Ainda por cima o tema sendo música, é natural que esteja carregada de um grande grau de subjectividade! Enfim, sei isto tudo mas vou simplesmente ignorar todos os factos constatados até ao momento porque apetece-me imenso dizer isto: Esse gajo irrita-me! Não sou muito de ver televisão, muito menos programas como os "Ídolos" dado à fraca qualidade técnica de produção bem como a demonstração de "talentos" que deixa muito (mas mesmo muito) a desejar... mas curiosamente no dia em que esse rapaz surgiu a cantar Pearl Jam, por acaso estava sintonizado. Primeiro ninguém me tira da cabeça que aquele momento foi completamente encenado, por razões de audiências, de pontos carisma a favor do miúdo e porque claro, é daqueles momentos que se espalha rapidamente. Segundo... fico maluco com o grande dilema dele. Fosse ele inteligente como dizes provavelmente saberia melhor do que ir a Lisboa à procura de uma opinião. Como é óbvio coisas daquelas são pesadas na balança bem antes de ele se meter no carro para fazer a viagem. Se ele sabe que é bom então basta-lhe isso para o manter de consciencia tranquila. Se procura reconhecimento de outros, que o procure na terrinha dele. Não vão ser três ou quatro personagens pretensamente educados musicalmente (porque na verdade não percebem ponta) que o vão esclarecer relativamente à verdadeira essência do seu talento e potencial. Por fim, não obstante do facto de que realmente ele não canta mal, acho-o um gajo com pouca identidade (um bocado como o Laurent Filipe... um dos "conceituados júris" dos "Ídolos" que é um wannabe Chet Baker, perdendo desde logo, a meu ver, muitos pontos na sua qualidade artística). Ah e como é evidente tenho de fazer esta comparação... embora estejamos a falar de realidades geografias e sociais diferentes, uma audição de X-factor por exemplo basta para ver a discrepância na qualidade. O maior loser num programa destes vencia com uma perna as costas o nosso espectacular e super exigente ídolos.

Atrás da Lua disse...

Olá D.M., desculpa não ter vindo aqui antes, mas não tinha ainda tido o tempo que achava que merecias.
Em primeiro lugar, ainda bem que não "viraste" costas e seguiste o teu caminho. Ao contrário do que pensas, não me estou nas tintas para as opiniões dos outros (senão não permitia comentários aos meus posts!), coisa diferente é deixar-me levar por uma opinião alheia só para ser diferente ou, pior, para ser igual a tantos outros.
Claro que todos temos pequenos "ódios de estimação" que não conseguimos bem explicar ou até compreender. Nada de mal aí! Claro que a música e a avaliação desta é subjectiva: existem certas bandas ou cantores dos quais adoro um album ou música em particular e não suporto outras... E trata-se da mesma voz, dos mesmos elementos, dos mesmos instrumentos, por vezes até da mesma "onda".
Respeito (e agradeço) obviamente o teu comentário. Gosto sempre de ter outra perspectiva da coisa. Faço-te só dois pequenos reparos: o primeiro é que a maioria das tuas críticas são direccionadas ao programa em si e não ao puto. Aí concordo contigo, não é um programa fantástico! Terá concerteza cenas encenadas (desconheço se aquela audição foi ou não), mas um concorrente não pode "ser preso por ter cão e por não ter"; ou seja, se ele alinha logo à partida numa eventual encenação na audição inicial numa espiral de agora-fazes-tudo-o-que-nós-dissermos-ou-não-passas não devia alinhar, se, por outro lado, demontra alguma renitência (no caso da audição ter sido "verdadeira"), não está a ser sincero, porque já tinha tudo planeado.
Em segundo lugar, tenho a impressão que a audição dele se realizou no Porto e, nessa linha, mantenho o meu comentário de compreensão ao dilema dele. Vai uma grande distância entre ir a uma audição "à Ribeira" ou agarrar no carro e ir passar um par de meses sozinho a 300km de distância (e eu já vivi no Porto, pelo que sei bem o que custa "lamber" a A1 para trás e para diante).
Finalmente, gosto de constatar que, no importante, até quase-concordas comigo: "... não obstante do facto de que realmente ele não canta mal..." - aquela que é, de todas as opiniões subjectivas, aquela que pode ser analisada mais objectivamente e, se o releres, o âmago do meu post inicial.
Obrigada pelo comentário!

Duarte Mendonça disse...

Desde já agradeço a tua receptividade ao comentário e peço desculpa pela ingenuidade ao afirmar que estarias-te nas tintas para o que outros pudessem dizer. Expressei-me mal mas enfim, basta de explicações porque passamos esse ponto. Relativamente ao meu comentário, é verdade que muito se dirige ao programa mas realço que o "núcleo duro" reside na minha critica a um miúdo que se coloca numa situação à procura de desempenhar o papel de vitima. Claro que isto pode ter mil leituras! Qualquer pessoa que veja o que escrevi pode achar que sou um ressabiado de primeira, mas é impressionante que não consigo deixar de olhar para o sujeito e não pensar que das duas, uma... ou realmente foi tudo uma encenação (eles tinham noção do valor dele, mas quiseram elaborar um background para tornar a sua história mais interessante aos olhos do público) ou simplesmente chegou ali preparado para largar uma série de desabafos à espera de ganhar um espaço no coração do júri e audiência. Seja como for, não me agrada nenhuma das alternativas. Sinceramente até consigo compreender a dificuldade que será fazer uma deslocação de imensos Kms e a ideia de eventualmente ter de se sujeitar a uma mudança de realidade um bocado agressiva. Certamente não terá apenas pensado na situação uma vez que tenha chegado aos estúdios do programa, logo, o discurso dele terá sido no mínimo preparado e não foi surpresa para ninguém (na minha óptica) de que iria permanecer no programa! Finalmente no ponto em que "estamos de acordo", acho que existe um desfasamento de opiniões, pois o meu "até não canta mal" está longe do teu "é impossível não saber que é bom". Mas confesso que o reportório dele é realmente fantástico. Reconheço o bom gosto musical. Apresentar temas dos Ornatos, Radiohead, KoL, etc revela bem isso.
Verdade seja dita, reconheço (também) que estou a ser um bocado idiota por insistir no assunto e por me estar a repetir. Enfim, sou teimoso(e mais uma vez, peço desculpa)! De qualquer maneira, aproveito para agradecer a paciência, bem como dar os parabéns pelo blog. Encontrei neste meio uma bela maneira de ocupar o meu tempo. De forma a complementar o meu espaço tenho feito umas quantas leituras por aí entre as quais o teu blog... Certamente "Atrás da Lua" será um espaço que visitarei mais vezes no futuro.

Atrás da Lua disse...

Obrigada D.M., serás (tal como os teus comentários) sempre bem-vindo!

Duarte Mendonça disse...

o meu comentário ao teu Filipe lol
por favor não me batas depois disto...

http://taosimplesquantoisso.blogspot.com/

Atrás da Lua disse...

Lol, nada nada. A grande maravilha da minha vida é que as prioridades se reorganizam constantemente. Escrevo-te agora de um hostel em Montevideo, depois de 1 semana em Buenos Aires e ainda com 6 meses de América Latina pela frente. Nem sei quem ganhou...
Lolol.
Beijinhos e vai seguindo a viagem no blog vizinho!

Duarte Mendonça disse...

Fantástico! Não imaginas a inveja que eu tenho! Fazer uma viagem pela América do Sul é um dos meus sonhos! Aproveita ao máximo e conta com as minhas "leituras"..
beijinhos *