segunda-feira, 30 de março de 2009

Compromissos

Nascemos, nascemos, nascemos.
Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez.
Para quem quiser ver a vida está cheia de nascimentos.
Nascemos muitas vezes ao longo da infância, quando os olhos se abrem em espanto e alegria.
Nascemos nas viagens sem mapa que a juventude arrisca.
Nascemos na sementeira da vida adulta, entre Invernos e Primaveras maturando a misteriosa transformação que coloca na haste a flor e dentro da flor o perfume do fruto.
Nascemos muitas vezes naquela idade onde os trabalhos não cessam, mas reconciliam-se com laços interiores e caminhos adiados.
Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez.
Nascemos quando nos descobrimos amados e capazes de amar.
Nascemos no entusiasmo do riso e na noite de algumas lágrimas.
Nascemos na prece e no dom.
Nascemos no perdão e no confronto.
Nascemos em silêncio ou iluminados por uma palavra.
Nascemos na tarefa e na partilha.
Nascemos nos gestos ou para lá dos gestos.
Nascemos dentro de nós e no coração de Deus.
O que Jesus nos diz é:
“Também tu podes nascer”,
Pois nós nascemos, nascemos, nascemos.

[Padre Tolentino Mendonça]

Miúda,
Hoje foi um dia importante para ti e, no fundo, para todos os que te rodeiam. O texto que aqui escrevi, leu-o (lindamente) a tua avó. E no fundo é isso. Gosto desta ideia de profunda e constante renovação ao longo da vida. Da possibilidade de nascer de novo, como outra pessoa ou como uma versão melhorada de nós próprios.
Hoje assumiste o teu primeiro compromisso, não só com Deus, mas contigo, com os teus pais, com os teus (novos) padrinhos, com os teus tios, avós, até comigo…
Podes ver Deus como um senhor velhinho, velhinho de barbas brancas a viver numa nuvem ou, como eu fazia, como uma criança que tinha sempre a minha idade. Assim uma espécie de amigo imaginário, percebes?
Quando me conheceres melhor, vais saber que nunca te obrigarei a ir uma missa quando não quiseres, ou a rezar antes de dormir. Mas também podes ter a certeza que nunca te admitirei uma atitude de desrespeito ao próximo ou um acto que não seja de bondade. Porque tu só tens uma obrigação a cumprir nesta grande viagem que começaste há uns meses: ser feliz! E vais perceber eventualmente, que a tua atitude é corolário da tua felicidade. E esta, por sua vez, é corolário da tua completude.
A inspiração, a motivação para ser melhor tem muitas formas. Para mim, foi, durante anos, todos os dias de manhã ler um graffiti (não faço ideia se se chama graffiti àquilo) ao pé de casa dos meus pais: “Tu és o que pões no mundo”. Concerteza encontrarás o(s) teu(s) personal motto. Senão eu empresto-te o meu. É que também eu assumi um compromisso hoje, sabes? Mentalmente perante Deus, perante mim e perante ti, verbalmente perante os teus pais. É que, enquanto a minha viagem durar, tudo farei para que a tua seja inesquecível! E, no que depender de mim, serás muito, muito feliz.

Sem comentários: