sexta-feira, 14 de março de 2008

Uma questão de ritmo

- Que se passa?
- Nada.
- Conheço-te. Quando desapareces do mapa é porque se passa algo. Andas triste porquê?
- Não sei. Ainda não percebi.
(Aproxima-se o empregado. "O que vão beber?")
- Tenho sede mas não quero nada disto.
(De volta à carga... Já escolheram?)
- Tenho fome mas não vejo nada na lista que me agrade.
- Tens de comer alguma coisa.
- Pois, comer por comer, porque é preciso não é?
- Lá estás tu com as tuas coisas!...
(Escolhas feitas, empregado confuso pelas costas.)
- Então afinal, o que é que se passa?
- Acho que preciso de espaço, sabes?
- Espaço, como assim? Tu vives sozinha!
- Pois, mas não é desse espaço é doutro. Preciso de sair de mim... É isso.
- Queres dizer, viajar? Já viajaste muito mais do que eu quando tinha a tua idade!
- Eu sei, mas preciso de me sentir mais realizada.
- Mais realizada? Mas estás a trabalhar para isso. Achas que há muita gente com a tua idade a já ter comprado casa, a trabalhar no que gosta de fazer, num bom sítio?
- Eu sei, eu sei. Mas... Sei lá! Quero conhecer pessoas novas, diferentes!
- Porquê? Qual é o problema com as pessoas que já conheces? Por acaso não tás a insinuar que tens poucos amigos, pois não?
- Não, não é isso. É... não sei explicar.
(suspiro)
- Eu de facto, não te entendo. Tens tudo para ser feliz!
- Mas eu sou feliz! Pelo menos sinto-me feliz.
- Então qual é o teu problema? Tás só a desconversar? Juro que não te percebo.
- (suspiro) Não é nenhum...


"Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor."
(Henri David Thoreau)

2 comentários:

El-Gee disse...

gostei de ler isto, revejo-me imenso ha uns anos atras. Descobri nesse periodo que o escape e precisamente sair de nos, como dizes. Nada das tangas de ir ao nosso encontro e procurar o nosso eu e bater na mesma tecla.

O escape e descobrir Eus novos, desistir das frustracoes antigas, soltar correntes e divagar ao sabor do que vier.

E, sim, claro, sempre, desafiar convencoes, se for preciso (e nao apenas por principio, como os adolescentes).

e enfim, tres paragrafos paternalistas depois, sinto que esta na altura de me calar.

Atrás da Lua disse...

Por favor, não te cales...