segunda-feira, 13 de abril de 2009

Planos

Kms a perder de vista para trás... kms a perder de vista para a frente...

"Qual é a vossa profissão de sonho?", pergunta o meu irmão algures na A2 a caminho do sul para uma Páscoa em família. É assim uma espécie de o-que-queres-ser-quando-fores-grande? quando já és grande.

A minha resposta foi pronta: Fotógrafa do Lonely Planet (ou outro guia semelhante). Porque assim posso juntar as minhas 2 grandes paixões...

Silêncio...
Kms a perder de vista para trás... kms a perder de vista para a frente...

Tenho andado sem inspiração. Ou melhor, não é bem sem inspiração. Tenho é canalizado a inspiração para outras coisas (como o curso de fotografia que estou a tirar e me tem ocupado 80% das noites nas últimas 3 semanas). Cada melhoria em termos técnicos acarreta sempre alguma perda de "inocência". Há que voltar às bases, à idade-dos-porquês, mas com a desvantagem de já não haver uns pais a responder... Só o nosso juízo crítico: Porquê disparar agora e não depois? Porquê este enquadramento? Porquê esta luz? Qual a abertura que vai traduzir os meus pensamentos?

Estou a ressentir-me disso. Mas o objectivo, o drive inicial está lá.

Quando não se pode viajar, aprende-se!
Novas formas de viajar, formas de viajar melhor, formas de trazer as viagens connosco. Cá dentro e, na melhor das hipóteses, reflectidas nas paredes do nosso quotidiano. Costumo chamar-lhes "olhares roubados ao tempo".

Porque cada viagem, mais do que encher-me as medidas ou completar-me, transborda-me as medidas e desafia-me. A minha alma expande-se para uma nova forma e depois é encher com conteúdos o espaço ganho ao vácuo. E assim vou indo...

Levei comigo o livro "Até onde vais com 1000 euros?" da aventura do Jorge e do Carlos de bicicleta até Dakar, que acompanhei na altura devida no blog. Devorei-o... Se por devorar entenderem ficar afastada da praia, televisão e outras distracções que tais. Só parava de ler quando a luz me lembrava que tenho um projecto de fotografia para entregar na quarta-feira. É essa a magia dos livros de viagens. Pensam que fui passar a Páscoa ao Algarve? Eu fui mas é ao Dakar com eles, com direito a Mauritânia e tudo. E com isto, apercebi-me que já faltam menos de 6 meses para a próxima aventura. Desta feita, por terras mais orientais. É tempo de começar. A ler guias, a falar com pessoas que lá estiveram para pedir dicas, a organizar cabeças e jantares, a testar as câmaras a levar, etc.

Como em cada viagem, é tempo, antes de mais, de ir atrás para avançar. Lembrar de todos os momentos que me fazem viajar. De quando a minha alma ainda era mais pequena. Da arquitectura das outras cidades (algumas feitas de árvores), das pessoas que conheci. O Abraham que me guiou pelos caminhos da selva, do Bruno, o rapaz que fazia esculturas de cabaças para vender numa praia Brasileira, do inglês em cuja casa fizémos um festão em Itacaré, do Juri, companheiro e professor em tantas descidas de encostas mais ou menos íngremes, do Pedro dono da pizzaria em Ibiza, daquele prédio na 5th Av., dos crocodilos no Mississipi, dos comboios italianos, do tram holandês, das pontes em Praga. Das fotos tiradas aqui e ali, que agora vou rever (e reviver). Lembro-me sempre da sensação que tive ao tirar determinada fotografia. Despedida, entusiasmo, deslumbramento, tristeza, abandono... o que for.

Antes disso ainda tenho direito a uma preparação. A descida da costa alentejana de bibicleta em Junho. Vá para fora cá dentro, não era o que diziam?! Pois bem. Acabei de me aperceber que tenho 2 projectos paralelos: a viagem "grande" e esta, que embora mais pequena, claramente é mais complicada em termos de logística... Tenho de comprar uma bicicleta. Talvez um capacete? A ver vamos. Quanto à outra, está na altura de pesquisas nessa ferramenta mágica que é a internet na busca incessante pelo unicórnio dos vôos: o mais barato!

Ala, que se faz tarde!

4 comentários:

Jorge disse...

Olá! Sou o Jorge (até onde vais com 1000 euros), o teu blog veio parar ao meu email via alertas do google e adorei, muitos parabéns. Já agora, obrigado pelo elogio, é muito gratificante e ao mesmo tempo inspirador, quando alguém comenta com tanta paixão sobre a viagem que fizemos e que tentámos transmitir da melhor forma que conseguimos.

Elogios e agradecimentos à parte: para onde vais, daqui a 6 meses? Ásia? Dizias que vais à procura de dicas... posso ajudar-te no que souber, tenho uma Paixão (sim, com letra maiúscula) por esse continente em geral, India em particular.

E outra coisa: com que máquina sacaste as fotos da água? Muuuito boas!

Atrás da Lua disse...

Jorge! Nem tu sonhas como o mundo é pequeno (prepara-te para um daqueles choques Rita-de-Tavira-a-comentar-o-blog-quando-estão-a-crashar-em-casa-do-ex-namorado-dela)... Também eu estive presente naquelas manhãs mentoladas em S. Martinho ao lado de uma piscina que se confunde com o mar. Quiçá, naquela onde conheceste o Carlos via Xixo? Sou amiga do Pedro e da Joana.

Quanto à viagem, tenciono ir Tailandia/Cambodja/Laos e eventualmente Vietnam. Sim, preciso de dicas, muitas! Gosto mais de dicas do que de guias, confesso. Tens um mail para onde te possa contactar?

As fotos são só brincadeiras e dão para fazer com praticamente qq máquina (depois, se quiseres, explico como). Neste caso tratava-se de uma Nikon D80. Estava precisamente a 7 páginas de acabar o vosso livro e queria guardar para ter uma motivação para aguentar a viagem até Lisboa, então fui brincar...

White Chocolate disse...

Como eu te compreendo ;)

Atrás da Lua disse...

Choc! Grande lata! Não andaste agora mesmo "perdido" 3 semanas na Nova Zelândia???!!!! Nunca são demais, as viagens, não é?