segunda-feira, 25 de junho de 2007

É o que temos...

Tenho assistido impávida e serena (a maioria das vezes, pelo menos) à nova telenovela nacional chamada "Berardo", protagonizando Joe Berardo, o comendador Berardo e José Manuel Rodrigues Berardo. É que nem percebo como alguém ainda pode perder tempo a ver as Páginas da Vida... Os ingredientes estão lá todos.

Antes de mais, não posso deixar se referir a mestria com que este senhor tem posto todo o país a falar dele, uns elogiam, outros criticam, outros ainda justificam a sua idade. Não sei se sou eu, mas não vejo este fenónemo colectivo de "auto-besuntamento com vaselina" a acontecer com muito mais gente.

É que não se passa 1 dia sem que dê uma notícia qualquer no telejornal sobre o Sr. e lá apareça o próprio, mais a sua t-shirt preta a tecer comentários (ou a mandar bitaites, que para o efeito vai dar ao mesmo) sobre um qualquer assunto:

- Ele é as recentes (e pelos vistos, polémicas) declarações sobre Rui Costa e Figo. Mas o homem não saberá que este é, feliz ou infelizmente, um país onde a antiguidade é um posto? Se não é de bom tom fazer referência aos 93 anos da Lili porque raio havia de ser fazê-lo aos 35 de Rui Costa? Ainda que sejam sinónimo de experiência, maturidade e tudo o mais, gozar com a idade do Mantorras é uma coisa, agora pôr em causa heróis como a dupla Costa/Figo, já me parece crime de lesa-pátria!!! Outra coisa que me escapa é o facto de fazer sentido que uma piada sobre o canudo do P.M. dê direito a perder o emprego ou levar com um processo por difamação nos cornos e esta brincadeira do Sr. Berardo não lhe garanta no mínimo uns 3-15 anos "a ver o sol aos quadrados"...

- Ele é usar museus onde outrora fui ver exposições de Frida Kahlo, fotografia, escultura, etc. para expôr os quadros lá de casa. Por sinal, abre hoje com uma festa megalómana de 24h. Não sou contra isto, pelo contrário. O homem está no top 100 mundial das colecções de arte, ao menos que seja exposta. Mas se calhar, podia ser uma coisa temporária, ou rotativa, vá. Ou ainda podia o dono da mesma decidir perder o amor a uns milharzitos e arranjar um sítio condigno para se gabar aos comuns mortais das telas que tinha em cima da lareira.

- Ele é Bancos de clubes (o que, pessoalmente, acho uma estratégia de marketing brilhante como poucas, tendo em conta que sempre ouvi falar em 6 milhões de lampiões e desconfio que 95% deles dariam o couro e cabelo (talvez até outras partes...) para ir ao multis levantar guita com um cartão com o logo da águia Vitória...).

- Ele é (e esta é a minha preferida) querer ou "dizer que quer" (o que é muito diferente) lançar uma OPA ao Benfas alegando querer [ter capacidade de influenciar a gestão da sociedade desportiva, mas sem interferir directamente com as questões relacionadas com o futebol]... Estarei a ver mal o filme ou isto é o que acontece quando um treinador de bancada se apanha com dinheiro? Por isso é que o Benfica é o clube do povo! Não é suposto os tipos terem muito dinheiro, ou põem-se a disparar OPAs sem mais nem ontem...

Ainda me vou rir muito se esta última brincadeira der certo... Ainda me vou rir mais se o Berardo, no fim, revelar que afinal é do Sporting...

Sem comentários: