sexta-feira, 23 de novembro de 2007

CHOQUEM-SE...

O Natal é uma época que provoca em mim sentimentos contraditórios. Acima de tudo, provoca-me uma irritação profunda. As listas intermináveis de presentes, de pessoas, de convites, de jantares, de euros gastos... Já sou uma pessoa sensível a certas questões a maioria das vezes, pior no Natal, este ano foi demais!!!!
A minha consciência incitou-me a agir...
Agora incito-vos a vocês!

Deixo-vos extracto de um email que enviei a uma organização onde vou a uma reunião na 2ª e um wake up call fotográfico:

"...No caso particular do Darfur, sinto-me chocada! Bem sei que já aconteceram genocídios (chamo genocídio, porque subscrevo a teoria de que o é) noutros países... Salta-me à memória o recente no Ruanda, mas a actualidade deste, a sensação de que enquanto estou a trabalhar sentada no escritório estão crianças, homens e mulheres a ser deslocados, mutildados, dizimados... tira-me o sono.

Não quero continuar a assistir impávida e serena a telejornais que me apresentam estatísticas de mortes como se relata o estado do trânsito na IC19.

Claro que há muitos outros países em situação crítica, mas o peso potencialmente esgamador de saber que sozinha não consigo resolver todos os problemas do Mundo dilui-se sabendo que juntando-me a outros consigo resolver alguns.

Acredito firmemente que é possível combater o que se passa no Sudão. Não me estou tanto a referir a ajuda humanitária (que é importante claro, porém, só por si equivale a tentar curar uma ferida de bala com um penso rápido). É preciso ir mais fundo! Acredito que é através da pressão internacional conseguida recorrendo à concertação de políticas externas contra o governo do Sudão, cortando as relações comerciais com empresas sudanesas e com quem com estas transacciona (um pouco à semelhança do que aconteceu na África do Sul nos anos 80, relativamente ao apartheid), que se vai conseguir acabar com esta crise - e, quem sabe, evitar outras."


Sem comentários: