segunda-feira, 2 de maio de 2011

Descubra as semelhanças


 

Não costumo trazer aqui política nem religião. Hoje trago as duas. De manhã cedo, o Mundo acordou para a notícia da morte de Bin Laden. Assim, sem mais. Ao fim de 10 anos de sede de vingança, de ódio, de medo, de milhões de dólares gastos, de milhares de vidas perdidas, foi encontrado e morto. Assim, sem mais. Sem julgamento, sem prisão, sem voz, sem rendição, sem lei. Não tenho pena. Nenhuma. Era um Diabo vestido de homem e acredito que o Mundo é um lugar melhor sem ele.

Mas não consigo evitar que a minha humanidade se choque. Com tudo. Com aquilo que me parece um  assassinato a sangue-frio, um linchamento em praça privada com a assinatura de Obama e a chancela da casa Branca.  Com imagens (com photoshop ou não, irrelevante) transmitidas nos noticiários de todo o mundo, naquilo que me parece uma violação do ser humano. Com o suposto lançamento do corpo ao mar, com a desculpa esfarrapada ( e, em si, contraditória) de que o Islão prega que o corpo tem de ser enterrado nas 24h seguintes à morte. Com o mediatismo deste assassinato com honras de abertura de telejornal. Com as mensagens de júbilo nas redes sociais. Acima de tudo, antes de tudo... Não consigo evitar encontrar semelhanças nas multidões enfurecidas de alegria reunidas nas Time Squares deste mundo e nas multidões de extremistas islâmicos que antes do 11 de Setembro prometiam o "verdadeiro Holocausto" ao Ocidente. Choca-me que aquilo que nos faz sermos um pouco mais do que matilhas de animais selvagens concorrentes e sanguinários afinal não seja tão evidente quanto eu gostaria. E perco um pouco de fé nos Homens. 

Sem comentários: