sexta-feira, 2 de março de 2007

Comida + som + matemática = ?

Ontem tive jantar familiar justificado pela visita do meu irmão que vive em Praga. Fomos ao Rio's (nas Piscinas Oceânicas de Oeiras) onde cada vez gosto mais da comida, do serviço, da decoração.

A surpresa desta noite foi a música. Para além de ser o restaurante com o maior investimento em sistema de som de Portugal (o que permite o equilíbrio perfeito entre música audível e agradável sem se sobrepor às conversas), como tem um dos melhores DJs que conheço. Resultado: uma sequência de músicas imbatível durante todo o jantar! Desde Nina Simone, passando por Zero 7 e Smoke City (todos reiventados), muito Hotel Costes à mistura e tantas outras que por terem tocado na altura certa se perderam algures na minha memória entre uma garfada de folhado de cherne e um gole de vinho...

Ainda tivémos tempo para discussões matemáticas. A questão é esta: o cadeado de 3 dígitos da minha mala de viagem não abre. Quantas possibilidades de combinações existem? Sendo que não interessa o bom que se é com os números mas sim o raciocínio. Ou seja, podemos imaginar-nos a rodar os números (000, 001, 002, 003, ... 104...435...867...999!), ou então pensar automaticamente em 10 ao cubo ou ainda (para os freaks da probabilidades) incluir arranjos, o objectivo é conseguir uma resposta. Eu que não percebo nada de contas rapidamente me contentei com a 2ª opção, mas os meus bros (cromos que doi!) continuam a fazer contas atrás de contas porque insistem que 1000 é pouco. Depois os advogados é que complicam...

Benvindo Diogo!

Sem comentários: