terça-feira, 13 de março de 2007

Face 2 Face


Muito já foi dito (e por quem é mais qualificado) sobre o muro que separa Israel e Palestina, por isso vou-me abster de o fazer.

Apenas refiro que o objectivo anunciado foi impedir a passagem para Israel de militantes palestinos com o propósito de cometer atentados bombistas, mas acima de tudo, seria provisório. Não ficou nunca claro se isto não seria antes a fronteira ambicionada por Israel e a condenação da Palestina ao isolamento.

Mas como eu já referi não é disso que se fala aqui. Mas antes de um projecto desenvolvido por 2 fotógrafos (JR e Marco) que consiste em expôr, lado a lado e em ambos os lados do muro, fotografias tiradas a judeus e muçulmanos em poses cómicas, numa tentativa de enfatizar as semelhanças entre os dois povos. Ainda que não tenha o resultado desejado dou por mim a simpatizar automaticamente com a iniciativa (acho que o meu espírito empreendedor tem tendência a sentir-se cúmplice de "quem tenta fazer algo").

E não posso deixar de reconhecer a coragem (mais do que dos 2 fotógrafos) das 42 pessoas que se expuseram por esta campanha, tendo agora as suas caras afixadas por cima da mercearia do bairro onde vivem, onde se mata e morre todos os dias.

Espero que não venham a dar mais do que a cara por esta campanha...

A conferir aqui.

Sem comentários: