terça-feira, 3 de julho de 2007

É desesperante...

tentar fazer um contrato de fornecimento de gás neste País.

Isto pelos mais variados motivos, dos quais o primeiro é a ausência de liberdade na escolha da entidade fornecedora ficando-se à partida confinado à Lisboa Gás. Só isto implica uma manhã na companhia dos funcionários da Loja do Cidadão. Após ultrapassar inúmeros obstáculos (entre os quais, a lentidão informática da funcionária que fica de serviço quando as (3!) colegas vão (todas juntas!) tomar café, vi-me finalmente de contrato assinado.

Depois, fui devidamente informada da obrigatoriedade de uma inspecção prévia à minha casa que vai determinar se a mesma se encontra apta a receber o fornecimento de gás (isto fez-me todo o sentido!). Tentei marcar a inspecção via telefone e avisaram-me de necessidade de ter os "aparelhos" (fogão e esquentador) devidamente instalados. Mau! Que me inspeccionem tudo bem. Agora que me forcem a comprar electrodomésticos à pressa, já me incomoda um bocado.

Explicaram-me que isto era para garantir que não havia nenhum problema com os mesmos, nomeadamente que eram adequados para a minha casa.

... (pensei) ... (pensei mais um bocado) ... (enchi-me de coragem) e perguntei: "Então e se não forem adequados, tenho de os devolver? Mas não será um bocado difícil devolvê-los após já terem sido montados?"
Silêncio seguido de um tímido... "Pois..."

Alertada pela quantidade de chumbos à 1ª na inspecção (sendo que cada deslocação custa aproximadamente € 40) e imbuída de espírito prático pensei: "Vou cortar caminho, aproveitar o facto de estar a fazer obras e contratar uma pré-inspecção que me ponha tudo em ordem para quando vierem os da inspecção". É assim que decido contactar as "entidades credenciadas" (sim, porque isto é à vontade mas não é à vontadinha, que é como quem diz: Podem escolher quem quiserem para vos fazer este serviço, mas de uma lista restrita fornecida pela D.G.G.E.).

Entretanto e para poupar tempo, fui comprar um esquentador (já por causa das coisas e porque, como fui devidamente chamada à razão por uma funcionária da Lisboa Gás, "Com o gás não se brinca!), comprei o topo de gama dos esquentadores: 11 L, inteligente, ventilado, caro,..."
Toda a minha alegria se desvaneceu quando a Sra. da caixa me informa de que "... para activar a garantia do aparelho, é necessário que o mesmo seja montando por um técnico recomendado pela marca". Ai a minha vida!... "Então mas não pode ser um técnico recomendado pela DGGE? Eles devem saber o que fazem..."; "Pois... Lamento, mas tem mesmo de ser dos nossos."

Por esta altura, já eu ponderava se seria assim tão difícil aquecer água para o banho todos os dias no microondas. [No antigamente, aquecia-se água no carvão, logo já é uma melhoria...]

Resumindo e porque não quero pensar muito mais nisto: tenho de contratar (e pagar) o técnico da marca para me montar o esquentador, depois contratar (e pagar) os tipos da pré-inspecção para verem se está tudo bem, rezar para que esteja (se não estiver: contratar (e pagar) as alterações), contratar e pagar a inspecção da Lisboa Gás (óbvio que não é de borla), rezar para que esteja tudo bem e então sim... terei água quente!

5 comentários:

Anónimo disse...

GENIAL!!!!

Valentona, apesar do meu olho, hoje, VERDADEIRAMENTE NEGRO, fartei-me de rir com este post, está genial!!! ;-)

Mta beija

Atrás da Lua disse...

Deixa-me só fazer o download da foto do meu telem que já vês o próximo post eheheh!

Anónimo disse...

VACA!!!!!!!!!!!!!!

Jordan disse...

Welcome to my world...
(o das pessoas que são chuladas e não das vacas, ahahahha)

Joana Mateus Guerra disse...

assustáste-me